Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sweet Kitchen by Ana

Sweet Kitchen by Ana

02
Jan17

Qualquer maiato deve ler isto...

Ana Catarina

Há dias descobri uma receita de uns biscoitos que têm um grande valor simbólico pela representação histórico-lendária que carregam. São nem mais nem menos do que os biscoitos maiatos!

Deixo-vos, na intriga, a receita destes biscoitos com uma pequena introdução que encontrei no site do Turismo da Maia:

"A Terra da Maia nos meados do século XII corresponde, de acordo com as Inquirições Gerais efetuadas por ordem do Rei Bolonhês, ao Julgado da Maia. Antiquíssima, portanto, estendia-se desde a cidade do Porto, outrora limitada a breve espaço, até à margem esquerda do Rio Ave.

Área de grande significado político, social e militar, a Terra da Maia foi berço dos Mendes da Maia, poderosos caudilhos regionais “portugalenses”, que juntamente com o primeiro Rei devem justamente ser considerados como co-fundadores duma nacionalidade politicamente autónoma no Ocidente da Ibéria: Portugal.

Os Biscoitos da Maia, de mais que provável origem conventual, evocam, nas suas formas mais utilizadas – a espada e o escudo – a figura de Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, patrono da Terra da Maia, guerreiro de lendários feitos, braço direito do rei D. Afonso Henriques na Reconquista.

Esta iguaria, de grande valor simbólico, constitui um doce encontro entre a história e a lenda. Deguste-os e participe neste momento mágico de evocação de um dos maiores maiatos – Gonçalo Mendes da Maia.

Ingredientes:

- 1 Clara de Ovo
-
100g de Açúcar
-
100g de Margarina
-
200g de Farinha com Fermento
-
Açúcar em Pó q.b.

Preparação:

Bate-se 1 clara de ovo com 100g de açúcar até ligar, juntam-se 100g de margarina derretida, 200g de farinha com fermento, amassa-se e logo que a massa descole das mãos, tendem-se os biscoitos. Vão a cozer ao forno, em tabuleiros untados com margarina e polvilhados com farinha. Depois de cozidos, passam-se por calda de açúcar em ponto de pasta."

Biscoitos da maia 009 1 515 315

 

(Receita e foto retiradas de: http://www.visitmaia.pt/)

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Translate here my blog

Ajuda este blog a crescer...

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D